O que é UX Design?
O UX Design vem do inglês “User Experience Design” e que se traduz como o Design da Experiência do Usuário. Sendo assim, podemos dizer que o UX Designer busca, desenvolve e executa ações sempre com foco no usuário e na otimização da experiência e satisfação do mesmo dentro das plataformas e do relacionamento com uma empresa.
Para isso, ele deve estudar o mercado onde a empresa está inserida, as dores e desejos dos seus clientes e, a partir disto e de constantes feedbacks, buscar otimizar a experiência do cliente.
Tais ações vão desde facilitar a navegação do usuário dentro de um site, minimizando o número de cliques que ele precisa dar para realizar uma função, até o atendimento do cliente por algum tipo de central de ajuda.

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.” Steve Jobs
O que é UI Design?
A sigla UI significa User Interface, em português, Interface do Usuário. Nesse sentido, ela representa tudo aquilo que é utilizado na interação com um produto, sendo a intermediária visual — ou não — entre o homem e a máquina (celular, computador, TV).
Dessa forma, o UI Designer é responsável principalmente pela criação de interfaces funcionais, as quais permitem que usuário navegue intuitivamente por toda sua jornada.
No entanto, o trabalho do UI Designer vai além da estética da interface. O seu objetivo é criar interfaces funcionais e com usabilidade, as quais proporcionem boas experiências para o usuário.
Além disso, nem toda interface é visual. UI Designers também são responsáveis pelo desenvolvimento de interfaces de voz, como as de assistentes virtuais, por exemplo.
“Design é uma solução para um problema. A arte é uma questão para um problema.” John Maeda

Benefícios do UX Design?
Um bom UX Design definitivamente pode trazer muitos benefícios para o usuário e para os negócios de fato. Com planejamento e estratégia de UX, você tem custos reduzidos para o desenvolvimento de produtos, porque os projetos são mais bem definidos e seguem um cronograma correto, dentro de um orçamento correto. E isso também gera muita economia.
Além disso, obviamente, temos a questão da própria experiência das pessoas que irã usar o produto desenvolvido.
A satisfação do cliente será muito maior quando o produto for projetado para uma boa experiência de uso. Se a UX para um produto for boa, você terá clientes felizes, o que também irá reduzir o peso sobre as equipes de suporte e os serviços ao cliente.